Livro “Introdução à Blockchain”

Podes comprar o livro aqui.

O primeiro livro escrito em Portugal sobre a Blockchain pelas mãos do Pedro Martins que, recentemente, tive o prazer de conhecer e com quem, desde então, tenho vindo a trocar e partilhar ideias.

O Pedro é, provavelmente, uma das melhores pessoas em Portugal para conversar sobre a tecnologia blockchain. Apesar do seu conhecimento muito acima da média, revela sempre um tom sereno e humilde nas suas opiniões, ouvindo e rebatendo o seu interluctor com atenção e delicadeza.

O seu livro é uma obra que dá a conhecer os conceitos, as práticas e o futuro desta tecnologia, que vai muito além das criptomoedas. Com casos práticos de aplicação e uma previsão sobre as implicações da Blockchain na economia e na sociedade.

Sobre o autor:

PM

Pedro Martins

Diretor de TI/SI no NOVO BANCO e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Data Science. Trabalhou para grandes multinacionais de consultoria, tendo executado variados projetos de TI/SI para diversas empresas financeiras, de telecomunicações e de energia.

Sobre o livro:

“A Blockchain tem o potencial de transformar profundamente organizações e sociedades. Ao permitir criar um novo tipo de sistema de registo (descentralizado, transparente, imutável e seguro, capaz de sincronizar uma visão comum do seu estado), emerge, da Blockchain, um protocolo de geração de confiança no sistema que dispensa, para o seu exercício, o recurso a entidades centrais.

A Blockchain permite, por isso, redesenhar cadeias de abastecimento, descentralizando, desintermediando, reduzindo custos e riscos, e assim incrementar a eficiência. O seu suporte a smart contracts (contratos digitais que autoexecutam as suas cláusulas) permite, também, a concretização de níveis sem precedentes de automatização dessas cadeias.

Este livro constitui uma primeira introdução à Blockchain, ao seu conceito, aplicabilidade e implicações. Começando por apresentar conceptualmente a Blockchain como um novo protocolo para geração de confiança, aborda seguidamente a rede Bitcoin e as criptomoedas. Avançando para a apresentação da rede Ethereum e do conceito de smart contract, aborda a evolução geracional para a Blockchain 2.0. Termina com uma reflexão sobre as implicações, não sem antes dar nota de casos reais de aplicação. 

Destinado a gestores, decisores de IT/SI e ao público em geral.”

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close