Os verdadeiros benefícios do protocolo blockchain

angely-acevedo-505306

Os protocolos blockchain são, em teoria, mais confiáveis, seguros e democráticos que os sistemas centralizados/distribuídos que temos hoje.

(Podem ler a minha opinião aqui e aqui.)

Mas na prática, quais são os verdadeiros benefícios dos protocolos blockchain?

Primeiro, precisamos entender que o protocolo blockchain não é perfeito. Nos dias que correm, um protocolo blockchain não tornará um negócio ou infraestrutura de TI imediatamente melhor. Na verdade, o protocolo blockchain é ainda ineficiente.

Já (quase) todos ouvimos falar dos problemas de escalabilidade da Bitcoin, por exemplo.

Enfim, para verdadeiramente entendermos os protocolos blockchain, é necessário compreender em que são bons e onde podem ser aplicados.

Neste post vamos explorar quatro propriedades da tecnologia blockchain que nos permitirão compreendê-la melhor.

PROVENIÊNCIA

O protocolo blockchain é uma base de dados descentralizada que armazena toda e cada transação, onde não é possível alguém alterar entradas depois de estas terem sido registadas. Isto significa que podemos determinar com 100% de certeza a origem e proveniência de tudo através de um protocolo blockchain.

Facilmente percebemos que o protocolo blockchain é, por exemplo, extremamente útil na área de supply chain. Marcas de roupa poderão fazer uso do protocolo blockchain para garantir, perante os seus clientes, que os seus produtos não são contra-feitos ou que são produzidos em fábricas que cumpram com as leis básicas dos direitos humanos.

Igualmente marcas de alimentos, podem facilmente garantir que os seus produtos são 100% orgânicos.

CONSENSO

Uma das palavras mais lidas e ouvidas no ecossistema blockchain em 2017 foi provavelmente a palavra consenso.

Sendo o protocolo blockchain descentralizado, não existe uma figura, organização ou servidor que decide o que é verdade ou não.

A Wikipedia define consenso como um acordo geral. Nós humanos tivemos diferentes tipos de mecanismos de consenso durante séculos. Ditaduras e democracias são duas formas distintas de alcançar consensos.

A possibilidade de se conseguir chegar a acordo sem necessidade de um intermediário, teve a sua primeira aplicabilidade no sistema financeiro. Por isso o primeiro use-case do protocolo blockchain foi a Bitcoin.

O protocolo Bitcoin atinge consenso relativamente ao conteúdo e transações da sua base de dados através de algo entitulado de Proof of Work (PoW) – Prova de Trabalho, literalmente traduzindo.

Em outro post, abordarei os diferentes tipos de Consensos dos diferentes tipos de protocolos blockchain. Diferentes protocolos usam diferentes métodos para chegarem a acordo.

Aqui, o importante a reter é que este consenso é alcançado através de incentivos. Sem eles, os protocolos blockchain não funcionam.

Estes incentivos, quando bem definidos e alinhados permitem o perfeito funcionamento do protocolo sem necessidade de uma autoridade central. E assim, o protocolo blockchain permite a disrupção de todos os negócios e industrias que dependam de intermediadores ou entidades centrais.

Tal como no sistema financeiro, qualquer negócio onde for possível cortar com o middleman (intermediário) e consequentemente evitar (ou diminuir) o seu custo e nível de controlo, é alvo da disrupção dos protocolos blockchain.

SEGURANÇA E IMUTABILIDADE

No paradigma tradicional centralizado, segurança é garantida pela empresa ou entidade que oferece o produto ou serviço.

O nível de confiança (cega) existente é desconcertante.

Confiamos que o provedor do serviço garante a segurança da informação. Mais, acreditamos que ele não abusa ou faz mau uso da mesma.

Mas e quando falamos de informação crítica? Na área da saúde por exemplo. A maior percentagem dos ataques informáticos e roubos/alteração de dados nos EUA em 2017 aconteceram nos sistemas de saúde.

O protocolo blockchain e a sua descentralização definem o novo paradigma da ciber-segurança, onde não precisamos confiar em ninguém para garantir a segurança e a imutabilidade da informação.

Assim, todas as industrias onde o armazenamento e transação de dados é crítica, estão igualmente sujeitas a serem transformadas por protocolos blockchain.

(TOTAL) DISPONIBILIDADE

Todos nós, em algum momento, já passámos por isto. Tentamos entrar num website e o acesso é negado: “em manutenção”.

As nossas empresas compram serviços ou infraestrutura de outra empresa que anos depois é comprada e fecha, ou é re-estruturada e pára de oferecer os antigos serviços/infraestrutura.

Como clientes estamos agora vulneráveis porque esses serviços/infraestrutura eram críticos para o nosso negócio.

Disponibilidade é uma das mais importantes funcionalidades do protocolo blockchain.

A Bitcoin está disponível 24 sobre 24 horas. É uma infraestrutura global que qualquer pessoa pode usar tal como a radio ou a internet.

Da mesma forma que ninguém nos pode proibir de usar a internet, criar websites, etc… também ninguém nos pode proibir de usar o protocolo Bitcoin, ou qualquer outro protocolo (aberto) blockchain.

A internet é uma coleção de protocolos. E protocolos são linguagens que computadores usam para comunicar entre si. Como se pode encerrar ou impedir uma linguagem? Não pode!

Igualmente, ninguém nos pode impedir de utilizar criptomoedas uma vez que elas mais não são do que protocolos descentralizados.

 

Concluindo, os protocolos blockchain abrem-nos hoje todo um novo universo de use-cases. Temos hoje a tecnologia que nos permite uma infraestrutura global, segura e sempre disponível. Que ninguém controla. Dinheiro digital, como a bitcoin, é apenas o começo. O melhor está ainda para vir.

Uma opinião sobre “Os verdadeiros benefícios do protocolo blockchain

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close